Leiria reforçou prestígio na Europa do Atletismo

Taça dos Clubes Campeões Europeus de Juniores foi grande sucesso organizativo

 

Leiria acolheu uma vez mais a Taça dos Clubes Campeões Europeus de Juniores. Foi a sexta vez consecutiva que a European Athletics nos atribuiu esta organização e quem assistiu ou participou no evento percebeu o porquê desta confiança do organismo que rege o atletismo Europeu.

A nossa “máquina organizativa” está cada vez mais apurada, com recursos humanos experientes e competentes a coordenar cada uma das áreas chave dos eventos, aos quais se juntam normalmente cerca de uma centena de voluntários disponíveis e apaixonados pela modalidade.

Esta nossa dinâmica tem levado centenas de estrangeiros a visitar Leiria anualmente, o que tem promovido a nossa cidade além-fronteiras. Sem sombra de dúvidas que Leiria é atualmente a cidade Portuguesa mais importante no contexto do atletismo europeu!

Não podemos também esquecer-nos dos nossos parceiros na organização deste evento. Há entidades e organismos que se associam a nós desde o primeiro momento, começando pela Federação Portuguesa de Atletismo, Associação Distrital de Atletismo de Leiria,  Câmara Municipal de Leiria, Junta de Freguesia de Leiria, Pousos, Cortes e Barreira, Turismo do Centro, Bombeiros Voluntários de Leiria e EPAMG. Também a Cubique, Águas da Serra da Estrela, Hotéis Eurosol, Sopas da Carlota, Mr Pizza e Supermercados Ulmar deram um importante contributo ao evento, pelo qual estamos extremamente gratos.

 

Holanda e Eslovénia venceram a competição

Em termos desportivos o domínio da competição pertenceu à equipa masculina da Holanda e à equipa feminina da Eslovénia.

Na competição masculina os Holandeses do PAC somaram 131 pontos, batendo os Dinamarqueses do Sparta AM (128,5 pontos) e os Eslovenos do AD Mass (112 pontos).

As Eslovenas do AD Mass Ljubljana venceram com margem confortável a competição feminina, ao somarem 98 pontos, sendo a luta pelo segundo lugar bastante emotiva até ao final da competição, acabando por sorrir às Lituanas da Nike Klaipeda, batendo as Finlandesas do Tampere Pyrinto no desempate por segundos lugares, já que ambas as formações somaram 86 pontos e também somaram cinco vitórias individuais.

Individualmente a melhor prestação surgiu por intermédio da finlandesa Helena Leveelahti, que se destacou ao vencer os lançamentos do martelo e do disco, salientando-se o resultado de 52,33 metros que obteve nesta segunda disciplina e que lhe proporcionou um novo Recorde da Finlândia de juvenis. Recorde-se que esta atleta tinha sido medalha de bronze no recente Campeonato da Europa deste escalão etário disputado em Tbilissi – Geórgia.

 

Juventude Vidigalense competiu com grande dignidade

Numa competição que anualmente tem melhorado o seu nível desportivo global, e que aparece numa fase difícil para o calendário Português, já que os atletas estão habitualmente a recomeçar a sua preparação após período de férias, as nossas atletas acabaram por ter uma prestação bastante digna.

Destaques para os segundos lugares de Joana Carlos (100 metros) e Mariana Cerejo (peso) e para os terceiros lugares de Juliana Brites (100 barreiras), Tatiana Silva (Martelo), Sara Mota (Vara) e Beatriz Francisco (3000 obstáculos).

Coletivamente a nossa formação classificou-se no sexto lugar com 58 pontos.

Poderá consultar aqui todos os resultados do evento



Parcerias Institucionais

  • European Athletics

    +
  • Federação Portuguesa de Atletismo

    +
  • Associação Distrital de Atletismo de Leiria

    +
  • Instituto Português do Desporto e Juventude

    +
  • Câmara Municipal de Leiria

    +

Patrocinadores