Cerca de 40 Atletas Regressam à Competição

Fim-de-semana marca a estreia da atleta Bruna Marques, um dos reforços da Equipa Principal

Nos dias 26 e 27 de dezembro, cerca de quatro dezenas de atletas irão estar em competição nas Jornadas de Absolutos em Pombal e no Campeonato de Inverno de Provas Combinadas em Lousada.

Para além dos diversos medalhados nacionais que irão fazer as suas primeiras competições de 2020/2021, destacamos a estreia da Bruna Marques. A atleta natural de Gaia, irá vestir pela primeira vez as cores do Juventude Vidigalense como extra no Campeonato de Inverno de Provas Combinadas.

A marchadora irá competir nos 5000m marcha como preparação para as distâncias mais longas, embora ainda tenha de confirmar a marca em 2021, já alcançou no passado a marca de qualificação proposta pela European Athletics para o Campeonato da Europa de Sub20 nos 10km marcha, a realizar durante o ano de 2021, em Tallin. Bruna demonstra bastante confiança no trabalho que tem vindo a desenvolver em paralelo com o seu treinador António Pereira, também ele atleta que já representou as cores nacionais nos mais altos patamares mundiais. A atleta mostra-se muito positiva relativamente à nova época e partilha quais os seus principais objetivos.

- Como tem corrido a tua preparação para a nova época desportiva?

Comecei esta época desportiva motivada e focada nos meus objetivos. Ter um novo clube ajudou-me a querer mais e melhor para evidenciar a minha evolução. Dei por mim a fazer uma média de tempos que antes costumava apenas ser a minha melhor série, comecei a estender mais os treinos longos e a elevar a fasquia sobre mim mesma. Estava confiante e ambicionava poder mostrar o meu trabalho durante as competições, mas o facto de permanecermos em tempos atípicos começou a tornar essas minhas metas mais distantes, uma vez que as provas programdas ou eram canceladas ou preferenciavam atletas seniores. Devido a estes fatores, dos quais não controlo, vi-me obrigada a esperar e ao mesmo tempo que isso me podia ter desmotivado, também realçou ainda mais a minha vontade de competir. Interiormente, tenho plena consciência do que tenho trabalhado e acredito que os resultados vão aparecer.

- Quais são os teus objetivos principais para a época 2020/2021?

A permanência do tempo atípico em que vivemos coloca em interrogação as competições internacionais, mesmo assim não deixo de as ter como um objetivo esta época. A par de bater os meus recordes pessoais e poder contribuir com uma boa prestação nos Campeonatos de Clubes.

- O que te levou a abraçar o projeto do Juventude Vidigalense?

Quem me conhece sabe que sempre olhei para o JV como um dos clubes para os quais ambicionava progredir. Uma colega de treino, que já cruzou o seu caminho com o clube em tempos anteriores, sempre me passou uma ótima imagem salientando o companheirismo e o apoio técnico. Quando me chegou a oportunidade de fazer parte deste projeto, não tive muito que pensar para aceitar!

- Que patamares ambicionas alcançar no futuro?

Defino os meus objetivos passo a passo, avaliando a minha evolução e reação aos treinos. Para já, não faço planos a longo prazo, mas posso desde já adiantar que a próxima etapa é trabalhar para uma boa estreia aos 20km marcha.

- Qual a tua inspiração para te conseguires manter sempre motivada e focada no processo de treino?

Nem sempre é fácil manter-me motivada, muitas vezes venho de longos dias na faculdade e, como qualquer estudante, a minha vontade é ir para casa e descansar. No entanto, considero que tenho um bom sistema de autorregulação e compromisso com os meus treinos e sinto que se falhar a algum fica a faltar aquela parte essencial no meu dia. Ter os meus colegas de treino ajuda bastante, somos um grupo que já é familiar e temos vindo a desenvolver um progresso interessante. Sem dúvida que eles e, claramente, o meu treinador e os meus pais são os fatores principais para o sucesso da minha vida desportiva e é neles que me inspiro para trabalhar todos os dias e alcançar os meus objetivos.

 

Muito boa sorte a todos!!

 



Parcerias Institucionais

  • European Athletics

    +
  • Federação Portuguesa de Atletismo

    +
  • Associação Distrital de Atletismo de Leiria

    +
  • Instituto Português do Desporto e Juventude

    +
  • Câmara Municipal de Leiria

    +

Patrocinadores