Entrevista com Nataniel Lopes - Centro Desportivo de Marcha e Corrida de Leiria

Desde 2014 em Leiria, o CDMCL presta apoio a todos os interessados na prática de atividade física.

Implementado em Leiria desde 2014, o Centro Desportivo de Marcha e Corrida de Leiria (CDMCL) é um projeto que visa promover a atividade física na região e abrange cerca de meia centena de utentes anualmente. A atividade desenvolve-se no Centro Nacional de Lançamentos e conta com a presença de cinco técnicos responsáveis para ministrar os seis treinos semanais.

Com horários matinais (8h-9:15h) e pós-laborais (19h-20:15h), o CDMCL presta apoio a todos os interessados na prática de atividades de caminhada, corrida e trabalho complementar (técnica de corrida, reforço muscular, mobilidade, entre outros), quer pratiquem ou não alguma atividade, mas essencialmente como forma de combate à prática de atividade física não orientada.

Como dinamizador deste projeto está Nataniel Lopes, técnico do clube com um vasto currículo no treino desportivo em atividades de lazer. Nesta entrevista, o Nata, como é mais conhecido, entre a família do JV, clarifica a importância e o impacto que uma iniciativa desta dimensão tem para a região de Leiria. Face ao contexto atual, ficamos também a saber quais os planos para dinamizar o CDMCL no futuro.

 

Quais os objetivos do projeto e qual a população que pretendem alcançar?

Na presente época desportiva, pretende-se que o projeto chegue à população em geral, independentemente do escalão ou nível desportivo. Sendo uma das primícias do CDMCL o desenvolvimento do bem-estar físico e psicológico dos utentes, a aposta recai sobretudo na vertente da saúde, havendo uma aposta forte nas dinâmicas de grupo e promovendo uma forte componente de socialização, de modo a conseguirmos ir ao encontro dos objetivos do grupo e de cada utente individualmente.

 

Que tipo de atividades são feitas nas sessões de treino?

Atualmente, atendendo à especificidade dos praticantes, temos realizado atividades que apontam para o desenvolvimento da força geral, da técnica de corrida, reforço muscular, trabalho propriocetivo, prevenção de lesões e da corrida de resistência.

À medida que os utentes vão necessitando de estímulos diferentes e o seu nível de preparação aumenta, existe uma intensificação na componente de marcha e corrida, havendo a possibilidade de participação em competições para os mais ambiciosos.

É importante que as pessoas saibam que se trata de uma atividade que é ajustável à condição física de cada utente, não devendo haver o receio de não estar em boa forma física, ter alguma limitação física, seja ela de que natureza for, ou de não saber realizar determinados exercícios.

 

Qual o impacto que o CDMCL pode ter na região de Leiria?

Com a divulgação por parte do Clube e da Secção do Desporto e Lazer em particular, penso que poderemos ter bastante sucesso em pouco tempo.  Sendo uma atividade de baixo custo a nível monetário e de uma qualidade acima da média, espera-se que a adesão dos Leirienses venha a aumentar massivamente e que possamos continuar a procurar novas estratégias para multiplicar os nossos grupos de treino.

 

Quais as metas a curto-prazo para o CDMCL?

A nossa meta é chegar aos números alcançados aquando da fundação do centro, ou seja, ultrapassar a meia centena de atletas. Sabemos que o atual cenário traz algum medo às pessoas que podem estar interessadas nestas atividades, porém, há que continuar a encorajar, incentivar e alertar as pessoas para os benefícios deste tipo de atividade na sua saúde e bem-estar. Neste período de incerteza, frequentemente acompanhado de restrições à mobilidade de cada um, é importante relembrar que o exercício físico ao ar livre é bastante benéfico para o nosso bem-estar físico e emocional. Estamos confiantes que o CDMCL pode ser uma alternativa segura para a prática desportiva e exercício físico, e é essa mensagem que, enquanto clube para todos, o JV quer transmitir.

 

Tendo em conta o contexto atual, qual a importância que o CDMCL pode ter na comunidade local?

Atendendo à atual situação pandémica e, sendo uma das poucas atividades que se pode realizar ao ar livre, o CDMCL poderá ser um refúgio para quem tenciona continuar a ter uma prática regular de atividade física ou então retomar depois de um período de inatividade.

Assim que terminar o confinamento, pretendemos regressar aos treinos com as devidas medidas de segurança propostas pela DGS e os cuidados de higiene e segurança adequados à situação.

 

O que diferencia o CDMCL de outros projetos semelhantes?

A grande diferença reside, sobretudo, no facto de se poder individualizar as atividades, indo ao encontro dos objetivos de cada utente. Desde pessoas que nunca praticaram atividade física e querem dar os primeiros passos, a pessoas que já praticavam e estão à procura de um acompanhamento mais próximo, ou até mesmo para quem tenha estado sujeito a uma interrupção na sua atividade e esteja a regressar, todos os interessados podem participar, independentemente da sua situação. 



Parcerias Institucionais

  • European Athletics

    +
  • Federação Portuguesa de Atletismo

    +
  • Associação Distrital de Atletismo de Leiria

    +
  • Instituto Português do Desporto e Juventude

    +
  • Câmara Municipal de Leiria

    +

Patrocinadores